O artigo Informática como uma abordagem psicopedagógica da pedagoga e psicopedagoga Monica Nogueira da Costa Figueiredo, tem como objetivo valorizar o computador como um recurso para o professor ao que se referem às crianças com os ditos “problemas de aprendizagem”. Em seu artigo cita alguns estudiosos e defensores como: Tikhomirow, Seymour Papert, Valente de que a informática com enfoque psicopedagógico pode ser utilizada como um instrumento importante na construção das funções: percepção, cognição e emoção da criança. Ao possibilitar o desenvolvimento do aprendiz unindo corpo-mente-emoção. A autora relata que a um temor e a não aceitação ao que se refere aos recursos tecnológicos. Porém, Monica Nogueira acredita que o computador exerce um fascínio nas crianças e jovens, fazendo com que elas relaxem e desta forma passam a um processo de “ensinagem”. Para tanto não descarta a presença do professor, sendo este fundamental para que aconteça o processo de ensino e aprendizagem, pois o mesmo será mediador e estimulador deste processo. Onde um software por si só não promove aprendizagem, e sim, apenas, a articulação do pensamento. Percebe-se desta forma, que a psicopedagogia exercer um papel fundamental no processo ensino e aprendizagem ao buscar a causa e o entendimento das dificuldades da criança. No entanto, ao utilizar a informática como uma possibilidade do processo de ensino- aprendizagem deve-se, conhecer os recursos que podem propiciar o uso da capacidade de compreensão da criança ao trabalhar com o computador. Portanto, a informática por estar inserido num contexto desafiador, poderá juntamente com o psicopedagogia inovar, caminhar no rumo da transformação e assim, vice-versa.
BIBIOGRAFIA:
Figueiredo da Costa Nogueira Mônica: Pedagoga; Psicopedagoga; Professora do Departamento de Educação da Universidade Gama Filho, professora da Disciplina Informática Educativa para o curso de Letras e Pedagogia; Professora de Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco.
2 comentários:
Seu comentário foi bem dentro daquilo que escrevi. Valorizo o computador como recurso em todas as áreas da educação, desde que seja bem utilizado e com responsbilidade. Claro, que sendo psicopedagoga não poderia deixar de citá-lo nesta área de trabalho, onde pode atuar como grande auxiliador do processo preventivo ou corretivo. Obrigada, Mônica Nogueira da Costa Figueiredo.
Se a autora do texto comentou que você está muito adequada em suas colocações, só posso reforçar o que foi dito.
Além disso, quero mencionar que gostei muito de sua apropriação teórica e percebo que adquiriu grande conhecimento prático sobre o assunto, um exemplo é o teu blog. Que está muito bonito e bem construído, continuarei navegando por ele. :-D
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